A História do FGSL

Atualizado em 12/08/18 16:29.

O I Fórum Goiano de Software Livre foi realizado em 2004, quando englobou uma série de atividades em várias instituições de ensino de Goiânia durante seis dias. O público participante, cerca de 600 pessoas, foi formado por alunos de graduação, professores, advogados, profissionais da área, entre outros. Foi nessa ocasião que formalizou-se o Projeto Software Livre de Goiás (PSL-GO), vinculado ao Projeto Software Livre Brasil, uma iniciativa não-governamental que reúne instituições públicas e privadas de todo o País. O objetivo do grupo é promover o uso e o desenvolvimento de software livre como uma alternativa econômica e tecnológica efetivamente viável.

Em 2005, o II FGSL transformou-se em um evento unificado: em um único dia, cerca de 400 participantes prestigiaram as atividades desenvolvidas na Faculdade UniAnhanguera, em Goiânia. A exemplo do público do I FGSL, participaram do evento: alunos, professores e profissionais de várias áreas de atuação. Também como no primeiro, estiveram presentes vários palestrantes locais e de outras partes do Brasil.

O III FGSL, em 2006, contribuiu para a consolidação da Associação Software Livre de Goiás (ASL-GO), estruturada pouco antes para ser a mantenedora do PSL-GO. Com um público estimado de 400 pessoas, o evento consolidou-se como um importante palco para a discussão das possibilidades e potencialidades do software livre. O tema central desta edição foi Software Livre: Legal e Justo. Na ocasião, foram discutidos temas técnicos, como licenças (copyright e copyleft) e direitos autorais, bem como questões relacionadas ao papel da solução livre como alternativa viável aos mais diversos segmentos.

O IV FGSL, realizado no ano de 2007 em conjunto com o Executive IT Meeting - EITM promovido pela Comunidade Tecnológica de Goiás – COMTEC foi realizado no Oliveira's Place com público superior a 2000 pessoas e teve como tema Software Livre como Modelo de Negócios. Foram discutidos temas comandos avançados de Linux, suite de aplicativos office, gráficos vetoriais e tratamento de imagens, leis, direitos, software como comodity, cases, gerência de requisitos e mudanças, ensino a distância e linguagens de programação.

O V FGSL com o tema “Software para Usuário Final” ofereceu demonstrações de soluções e experiências com o desenvolvimento e a utilização do software livre voltados para o usuário final (desktops), experiências importantes como a da Universidade Estadual de Goiás e outras instituições da Administração Pública no país. O evento teve a presença de mais de 1200 pessoas que puderam participar de 34 palestras, 14 minicursos e 20 oficinas.

A VI edição do FGSL realizada na Faculdade de Tecnologia Senac Goiás, foi dividida em macrotemas (Desenvolvimento, Segurança, Redes, Telecom, Ecossistema do Software Livre, Governo e Software Público, Educação e Inclusão Digital, Desktop, Casos/Soluções, Negócios), apresentando diversas tecnologias novas e mostrando tudo que estava em crescimento no mercado. Os participantes puderam participar de 48 apresentações, dentre palestras, minicursos e oficinas.

Em 2012 o IX FGSL, acontecendo no Instituto Federal de Goiás - Campus Goiânia, conseguiu trazer seu primeiro palestrante internacional, Richard Matthew Stallman, o idealizador do conceito de Software Livre e autor do projeto GNU e o GNU General Public License além de fundador do the Free Software Foundation. Iniciou-se também neste edição do evento, uma parceria com o Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas – Latinoware – marcado pela presença de vários organizadores e palestrantes deste evento, notavelmente representado por seu coordenador geral, Marcos Siríaco Martins.

No ano a seguir, 2013, FGSL consolidou-se como o maior evento estadual/regional de Software Livre em Brasil, com a primeira de várias presenças do outro grande nome internacional do movimento de software livre, o grande embaixador do Software Livre, Jon Maddog Hall, CEO do Linux Professional Institute – LPI. O evento aconteceu no SENAC-Goiânia, e esta edição  marcou o início de uma parceria com a Escola Regional de Informática de Goiás – ERI-GO, que se manteve por 5 edições.

Motivado pelo contínuo crescimento do FGSL e do ERI-GO, os comitês de organização de ambos os eventos concordaram em organizar-se de forma independentes. Para fortalecer-se  a XV edição FGSL terá como foco cada vez mais parcerias com campus de IES localizados no interior do estado, abrindo espaço para o intercâmbio de conhecimento e projetos, através de organização de caravanas e a organização de sessões de pôsteres no dia 24/11 (sábado).

Listar Todas Voltar