Weby shortcut
Alicações da nova Logo do FGSL

A nova cara do FSGL

O FGSL está de marca nova! Mas por quê?

Quem é veterano já conhece o pequizeiro de pixels do FGSL que tanto marcou nossas edições com seus quadrados dispersados e galhos tortos. Ele tem sido nosso símbolo até então e representa muito do que acreditamos ser a proposta do evento e da comunidade.

Porém, já faz alguns anos que enfrentamos problemas de aplicação desta marca junto com nossos voluntários do grupo de trabalho Artes. Mais de um designer já nos apontou a necessidade de uma melhor redutibilidade do símbolo, usos mal aplicados das cores, dentre outros. Mas a questão mais crítica de todas é que a marca foi contraditoriamente desenvolvida utilizando uma fonte proprietária, cuja licença a comunidade não possui, inviabilizando, por exemplo, a escrita das novas edições com a mesma tipografia. Estes pontos nos levaram a decisão de buscar um redesign da marca do FGSL, debate que ocorreu na lista de emails da comunidade nos 4 primeiros meses de 2018.

O resultado proposto pela estudante de Design Gráfico Sara Machado Luna, e aprovado por unanimidade segue abaixo:

Aplicações da nova Logo do FGSL

A nova marca foi desenvolvida com os seguintes conceitos:

  • Pluralidade
  • Comunidade
  • Regionalidade
  • Modernidade
  • Tecnologia Livre

Estes conceitos geraram algumas ideias, e ao serem desenvolvidos chegaram a este resultado, um mosaico geométrico de uma árvore do cerrado. As cores se mantiveram, com uma pequena alteração no tom do amarelo, para fazer com que a marca fosse mais redutível, e uma compensação cromática no verde, para manter o equilíbrio entre as cores. O Selo criado para o FGSL possui uma margem branca, que em fundos brancos possui um pequeno contorno cinza claro, essa margem garante a melhor visualização da forma e compõe com a marca, não devendo ser retirada para nenhuma aplicação.

Categorias : FGSL arte logo marca

Listar Todas Voltar